O Windows Vista (Opiniões e outras coisas..)

|
Muito se tem dito sobre o Windows Vista nestes tempos, porque este trouxe muitas funções, mas também algumas dores de cabeça.
Algumas pessoas chamam-lhe o "Windows Me II", outras acham que este é o melhor Windows de sempre.
A Microsoft lançou um web site a tentar convencer as pessoas que o Windows vista não é tão mau como se diz por aí!
Vamos ver o que o Windows Vista trouxe de novo:

UAC - Segurança acrescida
Este é um ponto interessante, pois o UAC é um sistema que permite controlar quando os programas efectuam operações importantes.
Ás vezes é chato, pode-se desactivar, mas uma pessoa acaba por se sentir mais segura com aquilo ligado. O que é chato mesmo, é que para efectuar, por exemplo, uma mudança de hora (num utilizador com permissões de Administrador) tem que se passar por aquela coisa chata.
Mesmo em programas da MS, ele pede permissão, o que não devia ser preciso, pois os programas do windows, supostamente deviam ser de confiança!


Pesquisa integrada
Esta também é uma função que poupa muito tempo aos utilizadores do vista, mas a indexação pode tornar o computador lento ao inicio, mas depois fica a funcionar ás mil maravilhas.


Aero - Interface Visual Do Vista
O Aero é muito giro, é uma interface simplesmente espetacular, mas que infelizmente ainda é muito pesada, e em fullscreen fica um bocado foleira.
A interface do vista ainda é muito pouco personalizável, o gestor de temas parece da idade da pedra, pois não se pode instalar temas facilmente a partir de um ficheiro como acontece noutros gestores de temas (p.ex: Emerald).


Flip 3D
Este componente e o Aero requerem o DirectX sempre a funcionar, o que faz que o computador aqueça mais, o que é um inconveniente em portáteis e a correr jogos também se nota a diferença.
Além de muito pouco personalizável, este componente só serve para mostrar aos amigos como aquilo é giro.


Superfetch
Esta função permite fazer um pre-load das aplicações mais usadas para a memória, de modo a que estas sejam mais rápidas na sua execução.

Conclusão:
O Windows Vista trouxe novas funções, suporte para processadores mais recentes ( e arquitectura x64) melhorados, mas o seu Kernel ainda é muito pesado e ainda se tem de utilizar antivirus e outras ferramentas que fazem o que o windows devia fazer por ele próprio.
Para utilizar em computadores mais velhos (até com 2GB de RAM), o vista não é a melhor escolha, pois consome RAM em exagero, mesmo com o superfetch desligado.
Contudo, é uma optima escolha para computadores recentes (não portáteis low-cost e outros de gama média), pois tira partido das mais recentes tecnologias.
Não vale a pena esperar (e ter expectativas) pelo "Windows 7", pois se tiverem um novo computador com o XP não vão aproveitar ao máximo o que o Vista vos tem para oferecer.
Testem vocês mesmos e vejam se gostam, não sejam é fanáticos!

0 comentários: